IKEA…, FAZ DIFERENÇA…

IKEA…, FAZ DIFERENÇA…

Sou profundo admirador da Marca IKEA.

Considero o seu ‘marketing”,  um dos melhores e mais eficientes que já tive oportunidade de conhecer e acompanhar. Seus produtos, de longe, são sempre inovadores, utilizam alta tecnologia em produção, adequados, ‘ergonômicos’  e têm seus preços e distribuição totalmente adequados aos dias de hoje,  junto aos targets classe média e classe média alta -  em um total são 238 lojas próprias, em 34 países.

Sua comunicação é reconhecidamente outstanding e impecável. Exemplar. Conceitualmente e em valores de produção ímpares e irretocáveis.

Obteve o GRAN PRIX (prêmio máximo) na 50th Festival de Cannes 2003, com o comercial ‘Lamp’, criado pela agência norte americana Crispin Porter + Bogusky de Miami, Florida. Mais um grande trabalho de Spike Jonze.

Porém e muito embora tudo isto possa parecer uma maravilha, com tudo certo, os negócios estão bem, a imagem está em ‘alta’, o sucesso se apresenta espontaneamente… , eis que também e mais recente, surgiram diversos escândalos envolvendo a Marca e a Corporação. Vejam um ‘resumo’ do que vem ocorrendo no Mundo IKEA:

Pois, tudo parece não estar indo ‘tão bem’ com aparentava estar. Ou quem sabe e até torço, trata-se de um movimento necessário a ‘limpar’ a casa.  Aquele momento em que se faz um inventário e corrige-se o que deve ser corrigido, eliminando defeitos e aperfeiçoando processo.  Mas, como diriam alguns…, ” há algo de podre no Reino da Dinamarca”. Neste caso, seria na Suécia.

Não sei se por estes fatos ‘pipocando’ no mercado internacional,  isto possa estar afetando a imagem de uma Corporação que aparenta ser tão sólida, quase que perfeita, com um trabalho de gestão e marketing invejáveis e, sobretudo, com uma comunicação de deixar qualquer publicitário e criativo com vontade de ‘ter feito aquilo… ‘ .

O FATO QUE SURPREENDE: alguns ótimos comerciais de 2012 da IKEA, não estão sendo relacionados nos diversos ‘predctions’ de CANNES 2013, que costumeiramente são divulgados aos montes neste período que antecede o início do Festival, em sua 60th edição e que começa no dia 16 próximo.

Um dos exemplos que citaria e sinto falta como fortíssimo candidato a um Leão, é o comercial “Playing with My Friends”, criado pela Agência MOTHER LONDON, com trilha sonora da banda MASTERS IN FRANCE. Belo filme “conceito”, com excelente produção e muito criativo na idéia, que se encerra em um belo final.

Não me canso de assistí-lo e muitas vezes junto com meu filho Samuel ao colo, que se diverte com este comercial… Espero que também gostem. E assistam com os ‘pequenos’… Eles vão “Premiar” esta bela peça.

About the Author

This author has not entered a description yet...

There are no comments yet...

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado

Desenvolvido por YW ... © 2013 Nogueira - Marketing & Comunicação. Todos os direitos reservados.